quarta-feira, 31 de agosto de 2011

De Quem é a Culpa?



Todo ser humano tem em sua natureza uma especie de auto-defesa, sendo esta a principal cúmplice em todos os momentos.
tentar justificar-se ainda que seja algo impossível ao homem, o mesmo não desiste de tal façanha,
pois o objetivo de um é, nada mais nada menos que, livrar-se da carga e se possível for, amontoa-la no próximo, e antes que eu ou você tentemos justificar-nos dizendo: "eu não sou assim" ou até mesmo "nem todos são iguais", vejamos algumas referencias bíblicas e o que podemos aprender com elas. em Gn 3 a bíblia narra-nos um dialogo interessante, Deus havia dito a Adão, para não comer do fruto da arvore do conhecimento, pois ao comer e desobedecer a Deus, logo o homem estaria fadado a morte, e mesmo estando ciente das consequências , o homem prefere ariscar, pois quando a conversa com a serpente despertou a curiosidade de Eva e a mesma ofereceu a Adão, ambos sem se preocuparem com a consequência optaram por provar do fruto, e quando
Deus fez uma simples pergunta a Adão, o mesmo tenta tirar todo o peso de seus ombros e disse:
"A mulher que tu me deste..." Gn 3;12, em outras palavras Adão dizia: "A Culpa não é minha, não foi eu, ela me induziu...".
Agora vamos analizar em segundos os dias atuais, hum... pronto? viu como isso acontece até hoje?
Querer livrar-se do próprio jugo é algo que todos uma dia tentaram, tentam, e irão continuar tentando,tudo isso só para não assumir que por um simples instante errou.
É bem verdade que as vezes somos julgados e acusados sem motivos, e mesmo sendo inocentes não deixam de nos apedrejar, contudo isso não nos dá o direito de tentar justificar-nos a qualquer hora, mesmo estando errados.
O maior passo para se alcançar perdão e ser fruto do verdadeiro arrependimento é: Simplesmente assumir quando a culpa nos pertence e que o erro foi nosso.
Exemplo disto está um jovem que decidiu largar a casa do pai, pegar tudo que tinha e "aproveitar a vida". Quando deu por si estava no fundo de um enorme poço obscuro, e a unica forma para chegar a saída chamada arrependimento, era utilizando uma corda, e esta não tem outra função se não mostrar a todos onde o erro surgiu Lc:15;18-19.
Por isso vale seguir o conselho de Cristo quando disse:
"lembra-te pois de onde caíste e arrepende-te... Ap:2;5, ou seja, relembre seus passos e recorde que o errado foi você, e que a culpa cabe a cada um por ter errado, não é necessário culpar ninguém por suas falhas pois a cada um cairá suas sentenças.
Gn:3;14¬ ...Por quanto fizeste isso, maldita serás... Sentença da Serpente
Gn:3;16¬ ...Multiplicarei grandemente a tua dor ... Sentença da mulher
Gn:3;19¬ ... Do suor do teu rosto, comerás o teu pão... sentença do Homem.
Então assuma sua culpa, arrependa-se e Deus vai livrar- lhe de qualquer carga alheia, o mesmo
te levantará pois uma das maiores viradas nós daremos ao acabar com a famosa pergunta irônica: " De quem é a culpa?"


Texto Criado Pelo Próprio autor deste Blog.
Conf. Luis Enrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário